ATENÇÃO: CLIQUE NA FOTO PARA LER A BIOGRAFIA

Atenção!

Olá amigos que visitam este blog! - As personalidades aqui relacionadas NÃO possuem nenhuma relação com esta pagina, portanto não atenderão a pedidos. Fiquem à vontade apenas para comentar. Grato pela compreensão. Miguel

sábado, 30 de janeiro de 2010

Alcides Nogueira Pinto

Alcides Nogueira Pinto (Botucatu, 28 de outubro de 1949) é um dramaturgo e telenovelista brasileiro. De família tradicional, sendo seu pai médico e também escritor.
Em 1977, escreve sua primeira peça teatral, chamada A Farsa da Noiva Bombardeada, a qual lhe rende problemas com a Censura. No ano de 1981 acontece o primeiro sucesso, Lua de Cetim, ganhadora de dezesseis prêmios. Porém, o primeiro grande sucesso vem mesmo a ser a adaptação para teatro que Alcides faz do livro Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva.
Os primeiros trabalhos de Alcides para a televisão foram em programas educativos e em textos para o Caso Verdade e para a série Joana (1984). Sua estréia em telenovelas acontece neste mesmo ano, como colaborador de Walter Negrão em Livre Para Voar. No ano seguinte, faz sua estréia como autor-solo em De Quina pra Lua. Ainda na década de 1980 é co-autor de Direito de Amar (1987) e O Salvador da Pátria (1989).
Atua como co-autor de Sílvio de Abreu em várias novelas, dentre as quais Rainha da Sucata (1990), Deus nos Acuda (1992) e A Próxima Vítima (1995). Em 1997 escreve outra novela-solo, O Amor Está no Ar, lembrada pela abordagem da cultura judaica.
Na década de 2000, estabelece uma parceria com Maria Adelaide Amaral, escrevendo as minisséries de sucesso Um Só Coração (2004) e JK (2006).
No teatro, outras obras de Alcides são Pólvora e Poesia, pela qual recebeu o Prêmio Shell de melhor autor, Paris Belfort, Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso, A Javanesa e Ópera Joyce.
Sua última novela foi Ciranda de Pedra, uma nova adaptação do romance homônimo de Lygia Fagundes Telles, exibida na faixa das 18h. O romance já havia sido adaptado anteriormente por Teixeira Filho em 1981.

fonte: wikipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG

SE ESQUECERMOS DE ALGUÉM, QUEIRA NOS LEMBRAR PELO E-MAIL:     botucatuonline@yahoo.com.br

Cique na imagem abaixo para saber como

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!
Diga que viu este anúncio e ganhe um desconto!