ATENÇÃO: CLIQUE NA FOTO PARA LER A BIOGRAFIA

Atenção!

Olá amigos que visitam este blog! - As personalidades aqui relacionadas NÃO possuem nenhuma relação com esta pagina, portanto não atenderão a pedidos. Fiquem à vontade apenas para comentar. Grato pela compreensão. Miguel

sábado, 30 de janeiro de 2010

Oswaldo Artur Bratke

Oswaldo Arthur Bratke (nasceu em Botucatu e faleceu em São Paulo, Brasil em 6 de julho de 1997) foi um dos principais nomes da arquitetura paulista.

Oswaldo Arthur Bratke (1907-97) foi um dos principais arquitetos da moderna arquitetura brasileira, da geração na qual despontam nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto, e outros. No panorama paulista, é sem dúvida a figura de frente entre seus contemporâneos, ao lado de Rino Levi. Os trabalhos de Bratke foram publicados também na Europa, nos Estados Unidos, no Japão; em 1994, o norte-americano John Peter o incluiu entre os principais arquitetos do século 20, no livro The oral history of modern architecture (New York, Harry N. Abrams).
Sua obra é aclamada sobretudo por sua arquitetura residencial: as imagens da casa Oscar Americano, a casa da rua Suécia, ou a própria moradia do arquiteto no bairro que desenhou, o Morumbi, fazem parte do imaginário de algumas gerações de arquitetos que nele identificaram um grande mestre. No entanto, trata-se de um recorte discreto: mais do que autor de moradias clássicas da arquitetura moderna, Bratke foi um inventor que assumiu o papel dos criadores totais, daqueles que em sua trajetória profissional enfrentaram o desafio de desenhar da cadeira a cidades inteiras. Vila Amazonas e Vila Serra do Navio constituem referências positivas de assentamentos urbanos contextualizados na região amazônica, imaginados pelo urbanista. Hospitais, balneário, escolas, estações ferroviárias, fórum, edifícios industriais, prédios de escritórios e moradias concebidos pelo arquiteto marcam a paisagem de inúmeras cidades paulistas e de outras regiões do país. Cadeiras, mesas, luminárias, janelas, elementos do cotidiano de muita gente foram desenhados por Bratke e incorporados no repertório das criações assimiladas como de autoria anônima.
"Quanto a Vila junto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG

SE ESQUECERMOS DE ALGUÉM, QUEIRA NOS LEMBRAR PELO E-MAIL:     botucatuonline@yahoo.com.br

Cique na imagem abaixo para saber como

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!
Diga que viu este anúncio e ganhe um desconto!