ATENÇÃO: CLIQUE NA FOTO PARA LER A BIOGRAFIA

Atenção!

Olá amigos que visitam este blog! - As personalidades aqui relacionadas NÃO possuem nenhuma relação com esta pagina, portanto não atenderão a pedidos. Fiquem à vontade apenas para comentar. Grato pela compreensão. Miguel

sábado, 30 de janeiro de 2010

Zé Maria ("paredão")

Veja o Filme

José Maria Rodrigues Alves, mais conhecido como Zé Maria (Botucatu, 18 de Maio de 1949) é um ex-futebolista do Brasil. Lateral-Direito de extremo vigor físico, quando atuava recebeu o apelido de "Super-Zé".
Na carreira profissional (1966–1983) jogou pela Ferroviária de Botucatu, Portuguesa, Corinthians e Internacional de Limeira. Ele ganhou quatro campeonatos paulistas (1977, 1979, 1982, 1983). Pela seleção brasileira ele jogou 48 jogos de 1968 até 1978, nunca tendo marcado um gol. Reserva de Carlos Alberto Torres na Copa do Mundo de 1970, atuou como titular da Seleção Brasileira na copa de 1974. Foi sua a jogada do segundo gol marcado contra a Argentina, quando arrancou pela lateral direita e após vencer na "trombada" um marcador argentino, cruzou com perfeição para a cabeçada fatal de Jairzinho.
Atualmente, Zé Maria integra a Supervisão de Esportes da Fundação Casa e participa da organização de vários eventos esportivos para a instituição.
Ao voltar ao Lageado, onde nasceu, no ano de 1949, sob os cuidados da parteira Dona Jovita, Zé Maria se reencontrou com um pedaço de sua história. Ele morou na Fazenda até 1966, quando se transferiu para a Portuguesa de Desportos, de São Paulo para se tornar conhecido no meio futebolístico como “Super Zé”.

Ao visitar o campo do Lageado, relembrou seu início no futebol. “O campo é um cantinho que eu nunca mais vou esquecer. Meu pai me disse até que o meu umbigo foi enterrado lá. Joguei ali desde pequeno, porque meu pai era meio metido a jogador de futebol e dirigente do clube e eu estava sempre junto”.
Nessa época jogava descalço com seus irmãos e outros garotos moradores da Fazenda. Só foi usar uma chuteira ao ser contratado pela Associação Atlética Ferroviária, em 1963. Depois de três anos, transferiu-se para Portuguesa e, em 1970, para o Corinthians, onde jogou por catorze anos. No clube alvinegro, jogou ao lado de craques como Rivelino e Sócrates e participou da conquista mais importante do clube, o Campeonato Paulista de 1977, que pôs fim a vinte e três anos de jejum de títulos.
Na Seleção Brasileira foram duas copas do mundo. Em 1970, no México, era reserva do capitão do tri, Carlos Alberto Torres. Quatro anos depois, na Alemanha, Zé Maria foi titular no time que ficou em quarto lugar. Uma contusão o tirou da Copa de 78, na Argentina. “Depois que me tornei profissional ainda joguei algumas vezes aqui no Lageado com os amigos”.

Fonte: http://www.fca.unesp.br/noticia_detalhes.php?vID=39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLABORE COM O BLOG

SE ESQUECERMOS DE ALGUÉM, QUEIRA NOS LEMBRAR PELO E-MAIL:     botucatuonline@yahoo.com.br

Cique na imagem abaixo para saber como

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!
Diga que viu este anúncio e ganhe um desconto!