ATENÇÃO: CLIQUE NA FOTO PARA LER A BIOGRAFIA

Atenção!

Olá amigos que visitam este blog! - As personalidades aqui relacionadas NÃO possuem nenhuma relação com esta pagina, portanto não atenderão a pedidos. Fiquem à vontade apenas para comentar. Grato pela compreensão. Miguel

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Prof. Alvaro José de Sousa

Veja vídeo

Quem o conheceu!

Tive a honra e o prazer de ser aluno do prof. Alvaro na faculdade de geografia em Botucatu e depois desfrutar de sua companhia e amizade nas O.T.S. da Regional de Ensino de Botucatu, onde ele era Assistente Técnico Pedagógico e eu professor.
Por um curto período também trabalhei com o prof. Alvaro na Regional de Ensino de Botucatu onde quase todos os dias eu tinha o privilégio de desfrutar de sua companhia e assim conhecê-lo um pouco mais.
Foi durante esse tempo que pude constatar a importância e a influência que o prof. Alvaro sempre teve no ensino de geografia.
Era comum, antes de publicarem alguma obra, alguns autores de livros de geografia ligavarem para o prof. Alvaro pedindo sua opinião, o que ele vazia sempre com muita atenção e carinho, afinal, alguns dos renomados autores de livros didáticos de hoje, já foram ou alunos ou colegas do prof. Alvaro.
Dono de uma mente brilhante e de uma memória invejável, nas orientações técnicas, ele sempre nos brindava com uma grande quantidade de informações valiosas com doses de boas e inteligentes piadas.
Durante suas aulas, ele poderia encher mais de uma lousa com nomes de lugares pitorescos e na ordem alfabética. E brincávamos de desafiar sua memória perguntando a ele sobre uma pequena ilha ou lugarejo do mapa e ele nos surpreendia contando até detalhes do referido lugar.
Todo esse prestigio e capacidade se somavam à outras características que ele tinha como o modo educado e delicado de tratar a todos sempre sorrindo e de bom humor.
Outra característica sua era a bondade. Alguns colegas me relataram que por estarem passando por momentos de dificuldade econômica iriam abandonar a faculdade. Sabendo disso, o professor Alvaro, sempre com absoluto sigilo, passou a pagar a faculdade a esses colegas, para que eles pudessem concluir o curso.
Ainda hoje, quando passo por sua antiga sala, aos pés da escada, quase posso ver sua blusa marrom que era quase um uniforme, repousando sobre o encosto de sua cadeira.
Do professor Alvaro (Alvinho como a ele nos referíamos carinhosamente) ficaram as lembranças, lições, exemplo de um grande profissional da educação e muita saudade.

Prof. Miguel Jeronymo Filho (ex-aluno e colega).

Quem foi Álvaro José de Souza?

“A cada um de nós cabe a responsabilidade de construir a sociedade justa que tanto desejamos.”
Álvaro José de Souza

O professor Álvaro José de Souza nasceu em Lorena-SP. Cursou geografia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento (PUC-SP). Exerceu a função de professor auxiliar no Instituto de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu dissertação de mestrado.
Posteriormente assumiu o cargo de professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu (atual UNIFAC). Atou também como professor e assistente de geografia junto à Diretoria de Ensino de Botucatu. Foi membro/fundador da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Bauru, Editor/fundador da Revista Ciência Geográfica e Consultor da UNESCO para assuntos relacionados ao ensino de geografia, membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Botucatu, ocupou a cadeira 21 da Academia Botucatuense de Letras. Publicou dezenas de artigos científicos além do livro “Geografia Lingüística: dominação e liberdade”.
Devido a sua atuação na cidade de Botucatu, em 1995, o professor Álvaro foi agraciado pela Câmara Municipal da Cidade com o título de “Cidadão Botucatuense”.
Álvaro foi um apaixonado pela geografia e pelos livros, no decorrer de sua vida profissional compilou e disponibilizou vários livros e periódicos das áreas que se interessam pela leitura e estudo da geografia. A biblioteca particular do professor Álvaro foi doada à Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Bauru e Faculdade de Ciências da UNESP do Campus de Bauru, para que pudesse ser disponibilizada aos estudantes, professores e pesquisadores.
Constam no acervo, cerca de dois mil livros e materiais de geografia e temas afins. Segue abaixo trecho de uma singela homenagem feito por um geógrafo e amigo do professor Álvaro.

“Por essas ironias do destino, você nos deixou no dia 29 de outubro de 2002, data em que a AGB-Bauru completava oito anos de existência. Data em que também se comemora o “Dia do Livro”. Os livros que de forma inconteste, foram seus companheiros durante toda a vida. Em sua relação com a literatura você incorporava os sábios dizeres do poeta Castro Alves: ‘O livro caindo n´alma é germe que faz palma é chuva que faz mar’.”
Wellington dos Santos Figueiredo

Centro de Estudos Geográficos e Educacionais Prof. Álvaro José de Souza – Biblioteca Especializada

Foi inaugurado no dia 24 de outubro do corrente ano o Centro de Estudos Geográficos e Educacionais Prof. Álvaro José de Souza. A biblioteca do Centro é composta por livros e materiais na área de geografia e ciências afins doados ainda em vida pelo saudoso professor. O material está à disposição do público para consulta/ pesquisa no prédio do Centro de Memória Regional (RFFSA), local que também abriga a sede da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Bauru. O acervo foi processado e disponibilizado pela Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação da UNESP do Campus de Bauru (SP).
O Centro de Estudos Geográficos e Educacionais Prof. Álvaro José de Souza está localizado à Rua 1º de Agosto, quadra 1 – Bauru – SP – CEP: 17010-001. Telefones: 0(xx)14 – 3235-1176 e 0(xx)14 – 9711-1450.

fonte: http://www.agbbauru.org.br/

4 comentários:

  1. Nossa! Eu nem imaginava que esse homem que foi meu professor de Geografia durante todo o Ginásio (na época) e que morava na esquina da escola (Dom Lúcio) fosse dotado de tanto saber! Sua dedicação, carinho com os alunos e respeito sempre me foram claros, tanto que ele sempre foi o meu "professor preferido", Mas eu nem imaginava a dimensão do quanto mais do que isso ele era! Obrrigada, querido professor Álvaro!

    ResponderExcluir
  2. Ele adorava o que fazia e por isto, se destacava. Era inteligente e detinha o conhecimento quando o assunto era Geografia. Foi humilde e carinhoso com todos.Tenho orgulho de tê-lo conhecido como professor.

    ResponderExcluir
  3. Está faltando o Dr Junior Torres de Castro o único Radioamador do Mundo que colocou em Orbita seu Próprio Satélite o DOVE Pomba da Paz.
    http://www.youtube.com/watch?v=XqTVsJtNHCs

    ResponderExcluir

COLABORE COM O BLOG

SE ESQUECERMOS DE ALGUÉM, QUEIRA NOS LEMBRAR PELO E-MAIL:     botucatuonline@yahoo.com.br

Cique na imagem abaixo para saber como

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!
Diga que viu este anúncio e ganhe um desconto!