ATENÇÃO: CLIQUE NA FOTO PARA LER A BIOGRAFIA

Atenção!

Olá amigos que visitam este blog! - As personalidades aqui relacionadas NÃO possuem nenhuma relação com esta pagina, portanto não atenderão a pedidos. Fiquem à vontade apenas para comentar. Grato pela compreensão. Miguel

sábado, 30 de janeiro de 2010

Angelino de Oliveira

Veja o Vídeo

Angelino de Oliveira nasceu em 21de abril de 1888. Ainda criança mudou-se para Botucatu. Morou ainda em Ribeirão Preto, onde cursou a Escola de Farmácia e Odontologia, e São Paulo, onde faleceu em 24 de abril de 1964. Mas foi em Botucatu onde desenvolveu a maior parte da sua atividade musical, sendo o músico local mais cultivado da cidade, embora outros tenham alcançado maior fama como Raul Torres e Antenor Serra, o Serrinha. Em sua homenagem foi instituído, em 1967, o "Dia do Sertanejo", comemorado no último domingo de junho. Em 1982 foi instituída a semana "Angelino de Oliveira" que anualmente celebra-se na semana que inclui o dia 17 de junho. Existe na cidade a "Escola Estadual de Primeiro Grau Angelino de Oliveira", bem como uma rua com seu nome na Vila Nova Botucatu. Foi-lhe concedido post-mortem o título de Cidadão Botucatuense.
No entanto o cultivo de sua memória ainda não alcançou sua produção musical. Poucos botucatuenses conhecem mais de 3 ou 4 músicas de Angelino, e foi isto que mais me chamou a atenção quando, em 1998, comecei a pesquisar sua vida.Talvez por isso, o desconhecimento de sua produção musical, criou-se no passar dos anos esse mito de compositor caipira, fato que encontra pouco sintonia com sua obra.
Já consegui reunir 18 músicas de Angelino de Oliveira, a partir de partituras editadas, manuscritos dispersos e gravações caseiras.São elas:

Acorda João Noite de São João Cabocla do Sertão
Caboclo Velho Prece de Caboclo Incruziada
Cativeiro Saudades de Botucatu Meu Bem
Festa do Arraiá Semíramis Meu País
Meu Primeiro Amor Tenho Pena dos Meus Olhos Tristezas do Jeca
Manhãs de Minha Terra Porque História Triste

Os textos foram publicados na imprensa de Botucatu e são resultado da pesquisa que venho realizando sobre Angelino de Oliveira, trabalho iniciado em 1998 para a disciplina de Etnomusicologia do professor Alberto Ikeda.
Fonte http://ferbinder.sites.uol.com.br/angelino/angelino.htm

2 comentários:

  1. Caros, bom dia.
    Tenho uma dúvida. A data de nascimento do Angelino de Oliveira não seria 17/06/1889? Já consultei os dados do sepultamento no Cemitério Portal das Cruzes e está registrado que ele faleceu aos 74 anos e também, a semana Angelino de Oliveira sempre acontece na semana de junho que inclui o dia 17. Não seria isso? Já li em vários sites e a data de 21/04/1888 é bastante referenciada mesmo, porém penso que esteja incorreta, pelos motivos supramencionados.
    Não quero causar polêmica, mas somente tentar ajudar.

    ResponderExcluir
  2. SOU FÃ DA MÚSICA SERTANEJA.DUPLAS COMO: RAUL TORRES E FLORENÇO, CHITÃOZINHO & XORORÓ, E OUTRAS E OUTRAS.

    ResponderExcluir

COLABORE COM O BLOG

SE ESQUECERMOS DE ALGUÉM, QUEIRA NOS LEMBRAR PELO E-MAIL:     botucatuonline@yahoo.com.br

Cique na imagem abaixo para saber como

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!

Relojoaria Em Botucatu Tem Nome!
Diga que viu este anúncio e ganhe um desconto!