Francisco Marins, integrante da Academia Paulista de Letras, nasceu em Pratânia, localidade próxima a Botucatu, em 1922. A fim de provar que a História, isto é, o relato verídico dos acontecimentos, é tão empolgante quanto as aventuras fictícias, usa, em alguns de seus livros, a técnica da intercalação, ou seja, num capítulo o episódio histórico, noutro a aventura, propiciando, dessa forma, a leitura de várias maneiras.
É autor da série de livros infanto-juvenis sobre a fazenda Taquara-Póca, assim como de romances de caráter histórico, tendo por cenário o interior do Brasil durante a época de seu desbravamento.
Vendeu mais de cinco milhões de livros, traduzidos em quinze idiomas [1], e é o único escritor brasileiro a participar da coleção européia Delphin, que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.
Os livros do escritor Francisco Marins, traduzidos em doze línguas levam as histórias típicas de nossa terra a vários países do mundo.
fonte wikipedia.com
Botucatu e a literatura brasileira estão em luto. Faleceu neste domingo, 10/04/2016, o escritor Francisco Marins, aos 93 anos.
ResponderExcluir